press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

Série Diáspora

2019
Mapa Diáspora: Bordado e cabelo sob tecido americano cru;

Fotografia e pintura acrilica e cabelo sob tela. 50x50cm

Como forma de reflexão a Série Amas de Leite, nasce o Diáspora. Uma instalação de bordado e cabelo, feito juntamente com as matriarcas negras da artista, para juntas (re)construírem a história de suas antepassadas. A obra conta também com um vídeo-performance, fotografia do processo e uma pintura autorretrato. Iniciando assim sua jornada na construção de imagens que retratem a vivência da artista através do auto registro. Além disso, o cabelo usado é da coleção pessoal de penteados e cabelos de Mayara ao longo dos anos. A instalação foi exposta em 2019 durante a 1ª Bienal Black Art Brazil em Porto Alegre e também em 2018 na Escola de Belas Artes de Minas Gerais.

 

Este trabalho foi apresentado na conclusão de curso da Faculdade de Belas Artes de Minas Gerais (2019), com a orientação do professor Wagner Leite e banca composta por Janaína Barros e Brígida Campbell.

Leia a monografia em: CORPO NEGRO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DA MULHER NEGRA NO CONTEXTO AFRO-BRASILEIRO E A BUSCA PELA SUA IDENTIDADE.